Há menos de uma década, conhecer alguém que trabalhava em casa era uma raridade e causava até um certo estranhamento. Hoje, o home office cresceu o suficiente para ser considerado como opção de trabalho por boa parte dos brasileiros.
Segundo pesquisa recente, mais da metade dos profissionais corporativos já faz home office por pelo menos um dia na semana. E isso sem contar o grande número de trabalhadores que cumprem toda a sua carga horária de casa.
Seja como for, trabalhar fora do escritório tem suas vantagens, mas nem tudo são flores.
Os profissionais home offices enfrentam desafios como a falta de foco e dificuldade para estabelecer uma rotina e, em muitos casos, a dispersão de um espaço de trabalho nada otimizado.
Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre a realidade de quem trabalha dessa forma. E, principalmente, como encontrar ou preparar um imóvel para essa finalidade. Acompanhe:
O que é home office e por que trabalhar assim
Alguns mitos sobre o home office são muito comuns. Por exemplo, muitos pensam que esses profissionais são solitários, menos produtivos ou que não cumprem um horário comercial.
A verdade é que quem sobrevive trabalhando nessa modalidade precisa estabelecer suas próprias regras e ser bem fiel a elas.
Muita gente leva isso tão a sério que, antes de entrar no espaço de trabalho criado na própria casa, troca a bermuda e o chinelo por calças e sapatos.
Seja como for, o home office tem sim muitas vantagens, e a maior de todas parece ser a flexibilidade. Boa parte dos profissionais tem a oportunidade de organizar o próprio horário e pode interromper a produção para resolver um imprevisto bancário, por exemplo.
Alguns cumprem a mesma rotina que outros colaboradores que estão na empresa. E, muitas vezes, devem mesmo ficar em contato constante com eles via Skype ou outro aplicativo de comunicação.
De todo modo, se você tem facilidade de organizar o seu tempo e disciplina para colocar tempo ou até mesmo renunciar a Netflix e YouTube, o home office é para você.
O que nos leva à questão do seu espaço de trabalho em casa. No próximo tópico, vamos te dar algumas dicas para alugar um apartamento que permita o home office, adaptando-o para essa finalidade.
O que o imóvel para home office deve ter
Se você ainda não começou a trabalhar em casa, pergunte a qualquer profissional home office e ele vai te responder que o mais importante é preparar a sua casa para o trabalho.
Afinal, o seu rendimento depende de várias adaptações, desde a compra de uma cadeira adequada até o silêncio do ambiente, passando por um bom computador e mesa de escritório.
Abaixo, vamos nos concentrar exclusivamente em como o espaço físico da sua casa deve ser, mas tenha em mente que montar um escritório com as ferramentas necessárias — físicas ou virtuais — também é muito importante.
Ser grande o suficiente
Você não precisa alugar um imóvel enorme. O mais importante é que ele tenha um cômodo que seja dedicado exclusivamente ao trabalho.
Em um primeiro momento, isso pode parecer um luxo — principalmente se você ainda está começando a sua carreira home office — mas, acredite, é fundamental.
Alguns profissionais relatam uma relação quase ritualística com esse cômodo. O simples fato de entrarem lá os faz sentir que estão trabalhando, a exemplo do que acontece quando adentramos o espaço físico de uma empresa.
Assim, inclua nas suas buscas por imóveis esse quarto a mais, e observe algumas coisas relacionadas ao aspecto dele, como as que apresentamos abaixo.
Ser silencioso
Para um bom ambiente de trabalho, um pouco de silêncio é fundamental. Então, a escolha do seu novo imóvel deve começar por aí.
Se você resolver trocar o silêncio pela mobilidade — por exemplo, alugando um apartamento em bairros muito movimentados — verifique se há ao menos um cômodo silencioso na casa.
Apartamentos em regiões barulhentas ainda podem ser silenciosos quando estão voltados para o interior do prédio. Isso pode ser outra forma de solucionar o problema.
Ter boa localização
“Por que preciso estar bem localizado?”, você pode estar se perguntando. “Eu trabalho em casa, não preciso de transporte público nem deslocamento de qualquer espécie”.
Esse é um dos mitos do trabalho home office a que nos referimos. Muitos profissionais que trabalham de casa continuam tendo que cumprir uma agenda relativamente apertada de reuniões ou atender clientes em diversos pontos da cidade.
Além do mais, as suas necessidades fora do horário de trabalho continuam sendo as mesmas, e ninguém perde por ter muitas opções de supermercado, shoppings e bancos.
A nossa dica é que você não precisa especificamente morar no centro comercial. Uma boa opção é buscar bairros próximo à região central onde seja possível conciliar tranquilidade, silêncio e acesso fácil a diversas regiões.
Lembre-se que o valor que você vai economizar com deslocamento pode ser revertido em um imóvel um pouco mais caro para atender suas necessidades e montar um cômodo escritório para a sua casa.
Contar com bom acesso à internet
Eis aqui outro ponto no qual não vale a pena economizar. A velocidade da sua internet afeta a sua produtividade de uma maneira muito direta.
Claro, dependendo da sua necessidade, você não precisa contratar um pacote com um volume enorme de dados. Mas tenha certeza de que a conexão é estável. Isso é o mais importante.
Verifique se o bairro que você escolheu para morar tem uma boa conexão ou conta com as melhores empresas provedoras de internet. Coloque isso entre os seus critérios.
O modelo de trabalho home office tem suas muitas vantagens, e é certo que ele veio para ficar no Brasil. Se você pretende trabalhar em casa, esperamos que essas dicas sejam o primeiro passo para isso.
Afinal, alugar ou comprar um espaço que contemple as suas necessidades residenciais e de trabalho é um ótimo ponto de partida.
Quer começar agora mesmo a escolher o seu próximo imóvel, aquele que vai servir para dar os seus primeiros passos na carreira home office? Veja as opções que a Bandeirantes Imóveis disponibiliza para você!
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