top of page
  • Foto do escritorClaudiana Costa

Veja ideias para decoração de quarto de casal simples

Saiba quais são os itens essenciais nesse ambiente e deixe tudo arrumado sem gastar muito

Não é preciso gastar um dinheirão para decorar um quarto de casal. Esse ambiente é uma parte privativa da casa, íntima, e que precisa agradar apenas aos dois. O ideal é fazer um espaço aconchegante, em que ambos se sintam confortáveis. Com criatividade, a decoração de quarto de casal simples pode ficar linda!

“Sempre que pensamos em decorar sem gastar muito, é fundamental usar a imaginação. Colocar peças que façam parte da história da pessoa ou da família, sempre traz aconchego e memória afetiva. Pode ser a manta da vovó na cabeceira, uma almofada de crochê ou uma peça antiga que sirva de mesa lateral – já dá um charme especial”, detalha a arquiteta Daniela Olivan.

Para a designer de interiores Gil Medeiros, o primeiro ponto ao criar uma decoração de quarto de casal simples é considerar que aquele espaço será usado por um bom tempo.

“Então, pode-se escolher uma base atemporal e ir alternando a decoração com o passar dos anos. Pintura de meia parede consegue trazer a personalidade de acordo com a cor que mais representa o casal”.

(Foto: Shutterstock)

O que não pode faltar na decoração do quarto de casal simples

A grande estrela da decoração de quarto de casal simples é a cama, ressalta arquiteta Thamyris Albuquerque Vasconcelos. “Com a cabeceira e apoios laterais certos, você terá um charme a mais no ambiente. É possível personalizar e fazer sua própria cabeceira sem gastar muito, apenas com um pedaço de madeira reaproveitada ou ainda com tecido e espuma”, explica.

No caso de uso da madeira, você pode aproveitar partes de um móvel que não usará mais. Mesmo em pedaços, é possível colar e dar uma mão de verniz de acordo com o seu gosto. Se preferir algo mais fofo, compre espuma e o tecido de sua preferência para forrar. Não esqueça de tirar as medidas antes de fazer. Na internet há vários vídeos ensinando.

“O básico dentro de um dormitório são a cama, o armário e as mesas laterais. Mas podemos inovar sempre. Um colchão de casal pode ser colocado em cima de um pallet (estrado de madeira, geralmente descartado pela indústria), dando um visual oriental. O armário pode ser garimpado em lojas de móveis usados e um banquinho de madeira pode virar mesa lateral“, ensina Daniela Olivan.

Veja ideias para decoração de quarto de casal simples 

(Foto: Shutterstock)

Thamyris orienta a começar pela cama e o armário. “Outros itens dependem da personalidade. Alguns gostam de mesa lateral, outros preferem um gaveteiro. Se tem hábito de assistir TV, esse item precisa ser considerado. No lugar de um móvel convencional para apoio, pode-se utilizar prateleiras e colocar a TV fixa na parede”.

A arquiteta indica peças coringas, como um tapete na lateral da cama, que traz aconchego. “Apostar no papel de parede é certeiro, mas se o orçamento for reduzido, pode ser substituído por uma pintura com cor diferente. Já os quadros e objetos com valor sentimental têm tudo a ver com o ambiente mais íntimo”.

Prateleiras, nichos e pufes

São boas opções e um ótimo custo-benefício, porque otimizam espaço e deixam o ambiente mais organizado. “Prateleiras e nichos sempre cabem na decoração de quarto de casal simples. Podem ser montados como um mosaico para servir de armário, usados separadamente ou para apoio e instalação de luminárias”, afirma Daniela.

Pufes são excelentes peças para quartos menores e podem substituir a poltrona quando falta espaço. “Existem diversos modelos, como os com baú, que servem para guardar mantas ou roupa de cama. E ainda fazem o papel de banco, para ajudar a pessoa a se vestir ou colocar calçados”, diz a profissional.

Luminária

Ter uma luminária ao lado da cama é indispensável. Mesmo que você não leia ou odeia qualquer luzinha na hora de dormir, um dia vai precisar dela. Além disso, há toda uma questão de decoração envolvida que valoriza o ambiente.

Não precisa ficar no velho abajur, embora sejam tantos os modelos, do tradicional ao mais futurista, que é difícil não gostar de algum. Mas é possível optar por outros tipos de luminárias, inclusive direcionais. Se quiser dar uma sofisticada no quarto simples, instale pendentes no teto próximo à cabeceira ou luminárias na parede.

102 visualizações0 comentário
bottom of page